ESPECIALIDADES MÉDICAS

Ginecologia e Obstetrícia

No Brasil, para que o médico possa receber o título de especialista em ginecologia e obstetrícia é necessário participar do programa de residência médica na área com duração de três anos.

Otorrinolaringologia

Especialidade médica com características clínicas e cirúrgicas. Seu campo de atuação envolve as doenças do ouvido, do nariz e seios paranasais, faringe, laringe, cabeça e pescoço. 

Clínico Geral

Cuidados de saúde primários. Muito do seu trabalho é na assistência dos seus usuários, tem a seu cargo funções de orientação de formação de internos desta especialidade. 

Ortopedia

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor.

Oftalmologia

É uma especialidade médica que estuda e trata as doenças relacionadas à visão, à refração e aos olhos. 

Endocrinologia

Endocrinologia é uma especialidade médica que estuda as ordens do sistema endócrino e suas secreções específicas, chamadas de secreções fisiológicas. 

Psiquiatria

 Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais. 

Nutricionista

O nutricionista é um profissional com no minimo uma graduação de 4 a 5 anos de estudos exclusivamente voltada a alimentação humana, forma-se com um olhar generalista, humanista e crítico.

Ultrassom

 A ultrassonografia ou ecografia é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. 

Pediatria

 A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. 

Neurologia

 Especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Lida com o diagnóstico e tratamento de todas as doenças que envolvem os sistemas nervoso central. 

Angiologia | Cir. Vascular

Especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular. 

Cardiologia

 Cardiologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração bem como os outros componentes do sistema circulatório. 

Pneumologia

 Especialidade médica a qual é responsável pelo tratamento das patologias das vias aéreas inferiores. O profissional habilitado para atuar na mesma é denominado "pneumologista". 

Urologia

 Especialidade cirúrgica que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização nesta área são os urologistas. 

Dermatologia

 Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele, tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto. 

Gastroenterologia

 A Gastroenterologia ou Gastrenterologia, é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. O tratamento cirúrgico de tais patologias é abordado pela Cirurgia do Aparelho Digestivo. 

Psicologia

 Psicologia é o estudo do comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da sociedade.